Chat with us, powered by LiveChat

Casos Clínicos na Nutrição Esportiva: Teoria Aliada à Prática

Julho 04,2019

A Nutrição Esportiva é uma área que está, cada vez mais, evoluindo na ciência e no campo de atuação do nutricionista. As condutas associadas à prática do atleta e do praticante de atividade física amadora devem ser baseadas na individualização bioquímica, genética e do estilo de vida como um todo, a fim de obter resultados assertivos para a performance.

De todos os objetivos associados à nutrição esportiva, destacam-se a busca pelo aumento do rendimento esportivo, a estimulação física e mental no esporte e a prevenção de lesões e fadiga decorrente de treinamentos exaustivos. O exercício físico induz a diversas modificações fisiológicas que necessitam de aporte adequado de nutrientes. Diante disso, a complementação alimentar com suplementos, compostos bioativos e fitoterápicos é uma estratégia vantajosa para se alcançar benefícios com maior eficácia.

Em modalidades esportivas de alto rendimento, por exemplo para atletas de triátlon, os manejos nutricionais devem ser estipulados a partir da frequência de treinos e do gasto calórico diário. O uso de recursos ergogênicos que potencializem a performance é essencial nesse tipo de modalidade, mas deve ser avaliado individualmente e de acordo com as respostas metabólicas de cada paciente.

No Módulo Clinic Experience do #NE2019, o Dr. Humberto Nicastro compartilhará sua experiência com um paciente atleta de triátlon, que iniciou seu atendimento com baixa performance graças à diferentes processos alérgicos relacionados à alimentação e, após a intervenção nutricional aplicada à rotina, ganhou diferentes provas de competição. Acompanhe esse e outro caso clínico que também será apresentado pelo Dr. Valden Capistrano no congresso. Inscreva-se no site.

Deixe uma resposta