Chat with us, powered by LiveChat

Suplementação Na Prática Esportiva: Intervenções Práticas e Efetivas!

Julho 08,2019

A suplementação na prática esportiva é essencial para potencializar o rendimento físico, tanto de atletas de elite como praticantes de exercícios amadores. A escolha de recursos ergogênicos depende da avaliação individualizada de cada paciente, de acordo com seu estilo de vida e modalidade esportiva que pratica.

Diferentes categorias de suplementos podem ser exploradas na rotina do atleta que busca máxima performance. Os treinamentos exaustivos decorrentes de modalidades de alto rendimento desencadeiam desequilíbrios corporais que afetam o sistema antioxidante e, consequentemente, gera outros processos que interferem na saúde do esportista. Essas possíveis alterações também podem influenciar na qualidade do sono, potencializando ainda mais os efeitos prejudiciais ao organismo.

O sono é considerado um componente essencial para a saúde e deve ser ajustado na rotina diária. Os distúrbios associados ao sono impactam significativamente no desenvolvimento físico, cognitivo e na regulação emocional. Além disso, é o ponto chave para promover a recuperação e o processo adaptativo entre treinamentos esportivos, levando ao maior sucesso no desempenho. Atletas de elite de modalidades de alta intensidade enfrentam diferentes obstáculos que podem reduzir a qualidade do sono, como horários de treinamento e competição, viagens, demandas acadêmicas e excesso de estresse e de treinos diários. A falta de descanso em quantidades suficientes para recuperação pode levar a alterações hormonais e metabólicas neste atleta.

Sendo assim, atualmente é possível adequar o plano nutricional do paciente com a suplementação eficaz para modular o sono e auxiliar nas disfunções hormonais. Diferentes compostos ativos, nutracêuticos e suplementos são indicados para prescrição com esse objetivo. No Módulo Suplementação individualizada no esporte do #NE2019, o Dr. Daniel Coimbra discutirá sobre o impacto do sono na composição corporal e performance, trazendo intervenções relacionadas à suplementação, e a Dra. Patricia Davidson compartilhará as estratégias nutricionais mais importantes para regular o sistema hormonal em atletas. Inscreva-se no congresso e atualize-se sobre esses assuntos!

Deixe uma resposta