Chat with us, powered by LiveChat

Atletas de Alto Rendimento: Discussão Sobre Manejos Nutricionais no Esporte!

Julho 10,2019
meeting brasileiro de nutrição esportiva

A rotina de atletas de alto rendimento normalmente é baseada em treinamentos extenuantes, disciplina com a alimentação e com os horários estabelecidos para cada atividade ao longo do dia.

Cada modalidade esportiva, como natação, corrida, ciclismo e atletismo, por exemplo, apresenta particularidades fisiológicas e adaptativas diferentes, sendo de extrema importância que o profissional as avalie a fim de traçar as melhores condutas alimentares e programas de treinamentos. As estratégias nutricionais são diferenciadas durante os treinos e nos dias antes da prova de competição. Em busca de otimizar a performance esportiva, a suplementação com recursos ergogênicos torna-se uma ferramenta essencial ao atleta, uma vez que só a alimentação pode não ser o suficiente para trazer esses resultados mais potencializados.

Em relação à alimentação, a adequação de macronutrientes e micronutrientes é essencial, especialmente quando se diz respeito ao conteúdo de proteínas e carboidratos que será consumido. Os atletas de alta performance apresentam depleção rápida de energia e alto estresse oxidativo, que pode gerar catabolismo proteico e, consequentemente, prejuízos na força muscular. Sendo assim, o aporte proteico e energético deve ser ajustado como prioridade na rotina. A prescrição de compostos ativos, fitoterápicos e nutracêuticos que podem favorecer o desempenho também são importantes para complementar a conduta.

Em um modelo Talk Show, o coordenador científico do #NE2019, Dr. Marcelo Carvalho e outros dois convidados discutirão a rotina de atletas de alto rendimento, pontuando os desafios encontrados na prática, as melhores estratégias associadas aos treinamentos e manejos nutricionais e a importância da prescrição complementar de suplementos baseados na literatura científica. Inscreva-se no congresso e participe dessa discussão técnica!

Deixe uma resposta